BLOG

Confira notícias e novidades da FAZAN

Somos referência na produção e comercialização de materiais de identificação e propaganda em Alumínio, Aço Inox, Adesivos Vinil e Refletivo, Policarbonato Cristal e Texturizado, Poliéster e PVC.

FIXAÇÃO ] [ SOLUÇÃO ]

Pare de fixar com furos, utilize adesivo agora mesmo!

A gente busca o tempo todo opções de minimizar custos inerentes aos processos produtivos e de compra, certo?


A primeira coisa que vem na nossa mente é apelar para o fornecedor por redução de custos, mas muitas vezes encontramos redução dentro do nosso próprio processo, ou até mesmo investindo um pouco mais de um lado para que a redução do outro seja maior ainda.


Veja, em 2019 estive em um treinamento dentro da planta da 3M aqui no Brasil, e um dos assuntos abordados foi que tudo, TUDO, pode ser fixado através de adesivos, desde que seja o mais indicado para a aplicação.


Essa informação foi algo que me deixou pensando e analisando algumas situações do mercado e consequentemente novas oportunidades.


Depois disso, realizamos testes de campo junto a alguns clientes/parceiros e identificamos que na identificação de uma carroceria completa, a economia de tempo girava de 30 a 40 minutos quando substituídas as peças de fixação por rebites pela fixação por adesivos.


Feito isso, fomos para os testes financeiros, o que realmente importa para a saúde da empresa.


Constatamos o seguinte: de um lado, tínhamos uma peça que era fornecida sem adesivo a um investimento menor, porém com maior tempo para aplicação na carroceria. Do outro lado, tínhamos uma peça com adesivo, tendo assim maior valor agregado, consequentemente um investimento maior, porém levando um menor tempo de aplicação.


Em conjunto com nossos parceiros, a conclusão que chegamos é que analisando a relação custo/beneficio, o maior investimento em placas se torna mais viável, uma vez que a carroceria sai mais rápida do pátio, é mais fácil a aplicação, não é necessário um treinamento tão detalhado ao colaborador e as placas ainda estão sempre prontas para fixação, não sendo necessário sempre ter as ferramentas e acessórios ao alcance como rebites, pregos, chaves entre outros.


Esse teste foi realizado dentro do segmento de implementos rodoviários, mas a realidade pode se aplicar a qualquer segmento. Vale a reflexão sobre o assunto!


 


Fonte: Fazan Etiquetas e Brindes ®
Autor: Geovane Posenatto Passoni.
Especialista em Marketing e Vendas.

Fonte:  Geovane / Fazan



comments powered by Disqus