BLOG

Confira notícias e novidades da FAZAN

Somos referência na produção e comercialização de materiais de identificação e propaganda em Alumínio, Aço Inox, Adesivos Vinil e Refletivo, Policarbonato Cristal e Texturizado, Poliéster e PVC.

DÚVIDAS FREQUENTES ]

Dúvidas Frequentes #1

1. Como saber a melhor espessura do alumínio para minha aplicação?


Para alguns segmentos o uso de uma placa mais espessa é fundamental, principalmente quanto existe uma marcação futura na mesma feita de maneira manual através de punção, por exemplo, nesses casos recomendam-se espessuras de 0,7 a 1,0mm. no mínimo.


Nos casos onde essa marcação é feita por algum equipamento ou impressa direto na placa, espessuras a partir de 0,4mm irão lhe atender bem.


Placas para identificação de máquinas, equipamentos, implementos rodoviários e agrícolas, tanto quanto placas de identificação patrimonial podem ser confeccionadas a partir de 0,4mm, salvo os casos citados acima, onde será feito uma marcação manual através de punção (pressão) sobre o alumínio.


Nesses casos é necessária uma espessura acima de 0,7mm. para que com a marcação não “rasgue” o alumínio.


 


2. Qual a diferença entre os adesivos 3M e os adesivos FZ?


A quantidade dos substratos que compõem a matéria-prima implica diretamente na garantia dos materiais. Essa é a principal diferença na qualidade entre esses adesivos.


A 3M hoje é a líder de vendas nesse mercado. Seus adesivos possuem garantia interna e externa e qualidade superior à qualquer outro adesivo no mercado.


Os adesivos da linha FZ são como remédios genéricos para os adesivos, atendem tanto quanto, porém não possuem garantia, a fabricante disponibiliza apenas uma durabilidade esperada e estimada.


 


3. O adesivo refletivo é indicado para o que? Atende à norma da ABNT?


O adesivo refletivo é indicado principalmente para o segmento de sinalização viária em carrocerias.


Os adesivos refletivos utilizados para a sinalização viária devem atender a ABNT 14644/07, pois é estabelecida uma quantidade mínima de reflexão, ou seja, para que se cumpra a norma o adesivo refletivo precisa ter refletividade mínima inicial (branco) de 70 candelas (70 cd/lux/m²  |  0,2º/-4,0º).


Os adesivos refletivos que trabalhamos (Adesivo Refletivo Grau Técnico e Adesivo Refletivo Grau Diamante) atendem essa norma. Atualmente optamos pelos adesivos refletivos da 3M, referência no mercado nacional e internacional. Uma característica desses adesivos da 3M é sua característica destrutível, não como o casca de ovo que deixa muitos resíduos, mas apresenta uma maior dificuldade em sua remoção.


Trabalhamos também com a linha de materiais refletivos da DM, que também atendem à exigência da ABNT.


 


4. É melhor usar VOID ou Casca de Ovo como lacre de garantia?


Depende da necessidade.


Se o quesito é a dificuldade de remoção iríamos escolher o adesivo casca de ovo. Após sua cura de 72 horas, a dificuldade em removê-lo é surpreendente.


Se o quesito é evidenciar a remoção, a melhor opção é o VOID, pois quando é removido, deixa resíduos de adesivo com a escrita de seu nome: “VOID”.


As vantagens e desvantagens no processo produtivo:


O adesivo VOID é limitado quanto à impressão de várias cores e efeitos, pois sua característica física impossibilita a impressão digital, fato este que não ocorre no adesivo casca de ovo, que aceita impressão digital e mais, não existe acréscimo de valores por quantidade de cores.


Caso tenham restado dúvidas, você pode buscar mais informações diretamente em nossa postagem sobre esses adesivos clicando aqui!


 


5. As peças resinadas são bem mais caras, por quê?


A resina PU é resultado da combinação de dois materiais: Isocianato e Poliol.


Essa mistura deve ser feita em proporções exatas através do maquinário adequado, e essa mistura possui uma quantidade mínima necessária para a liga.


Proporções erradas nesta mistura causam efeitos não esperados, desde a danificação do maquinário, até o comprometimento da qualidade do produto entregue para nosso cliente, por isso é necessário uma atenção mais que redobrada no processo de resinagem.


Esse processo exige também instalações apropriadas, que vão desde a exaustão de qualquer impureza (como a poeira), até o controle de umidade e temperatura, tanto quanto os uniformes dos profissionais que desempenham a tarefa. 


O controle é rigoroso, inclusive se tratando da cura e acompanhamento da qualidade na resina, visto que isso é o que vai assegurar a vida útil do produto que estamos entregando para nossos clientes.


Fora todos esses aspectos, a resina que utilizamos na Fazan (P.U) é uma resina flexível de qualidade superior à encontrada no mercado, que não amarela com o tempo e não perde suas propriedades iniciais.

Fonte:  Fazan Etiquetas e Brindes ®



comments powered by Disqus