BLOG

Confira notícias e novidades da FAZAN

Somos referência na produção e comercialização de materiais de identificação e propaganda em Alumínio, Aço Inox, Adesivos Vinil e Refletivo, Policarbonato Cristal e Texturizado, Poliéster e PVC.

ADESIVO VINIL ] [ POLIÉSTER ]

A cada superfície, uma adesão diferente!

Mais uma matéria super relevante para o nosso Blog. O assunto da vez é sobre a força de colagem em cada superfície.


Bem, antes de mais nada, as informações aqui passadas são provenientes da experiência adquirida por nós em mais de 25 anos de mercado e também em anos de estudos e testes laboratoriais feitos pela grande 3M, empresa pela qual somos convertedores autorizados em toda linha de fitas e adesivos. Com tudo isso, podemos sempre indicar o produto CERTO para sua superfície.


Na matéria de hoje, quero falar para você a força de colagem dos adesivos. Todos sabemos que de acordo com a superfície de aplicação existe uma aderência melhor ou pior, dependendo assim do adesivo utilizado.


Com o treinamento que temos da própria 3M, podemos indicar a melhor opção de fita dupla-face. Existe um termo muito comum nesse assunto que é “energia superficial”, que significa o poder de adesão que a superfície possui para o adesivo. Uma forma bem simples de identificar se um lugar tem bastante ou pouca energia superficial, é realizar o seguinte teste:


Basta aplicar água na superfície em questão, se as gotas de água não espalharem pelo local, essa superfície possui bastante energia superficial, então não há necessidade de uma fita com tanto poder de aderência. No caso das gotas espalharem, a superfície possui pouca energia, ou seja, é necessário o uso de um adesivo com grande poder de adesão ou aplicação de um promotor de aderência, ou ainda, o uso de fitas especiais primerless, que já possuem o primer em sua composição.


Um exemplo bem simples para compreensão é quando enceramos o carro, essa camada de cera faz com que baixe a energia superficial, dificultando a adesão de qualquer substância como a sujeira, e notamos que quando chove as gotas de água deslizam ou ficam espalhadas sobre o carro.


Abaixo segue essa tabelinha para identificar alguns materiais e suas respectivas energias:


TABELA ADESIVOS


Fonte: Fazan Etiquetas 

Outro aspecto importante é verificar a temperatura do ambiente de aplicação, as fitas Scocht 3M possuem uma temperatura mínima para aplicação de 10°C.


Você pode obter mais auxilio quanto à aplicação e colagem acessando nossa área de downloads, basta CLICAR AQUI!

Fonte:  Fazan Etiquetas e Brindes ®



comments powered by Disqus